Publicações

  • Teses:

2013

Uma ferramenta adaptativa para apoiar o planejamento de projetos do desenvolvimento de produtos

2005

Balanced Scorecard como um sistema complexo adaptativo: uma abordagem quântica à estratégia

 

  •  Dissertações:

2016

CPGA UFSC 

Análise das relações entre os segmentos produtor e beneficiador da cadeia produtiva vitivinícola do meio-oeste de Santa Catarina. 
Dissertação de mestrado. Samara Rech. Orientador: Silvio Cário . Coorientação: Angela Cristina Corrêa

 

PPGA UFSM

Modelagem de um sistema de gestão para a sustentabilidade do conhecimento em universidades: um desenho para o GAP da UFSM Campus Palmeira das Missões..Dissertação de Mestrado. Suélen Ghedini Martinelli. Orientador: Prof. Dr. Vítor Francisco Schuch Júnior. Coorientadora: Profa. Dra. Angela Cristina Corrêa

 

2014

CPGA-UFSC

Análise da influência da concessão de Bolsa de Estudos na produtividade acadêmica dos estudantes de Administração ao nível Pós-Graduação stricto sensu no Brasil. Rafael Rodrigues de Souza. Orientador: Prof. Dr. Marcus Vinícius Andrade de Lima e Coorientadora: Profa. Dra. Angela Cristina Corrêa

PPGEP- UFSM
FLORES, R. D. (bolsista MEES/PROADM/CAPES).Análise dos indicadores do sistema de avaliação da pós-graduação stricto sensu no Brasil: um estudo multicasos nos programas de engenharia de produção. Orientador: Prof. Dr. Andreas Dittmar Weise e Coorientadora: Profa. Dra. Angela Cristina Corrêa.

PPGA - UFSM

Análise da implementação do planejamento em universidades públicas federais: o caso da Universidade Federal do Pampa. Loreno Vaz Costa. Orientador: Prof. Dr. Vitor Francisco Schuch Júnior e Coorientadora: Profa. Dra. Angela Cristina Corrêa.

PPGAD - FURB

Participação discente na construção do Projeto Pedagógico de Curso (PPC): um estudo de caso com três cursos de Administração de Empresas em Florianópolis - SC. Orientadora: Profa. Dra. Margarita Barretto. Co-orientadora: Profa. Dra. Angela Cristina Corrêa

2013

PPGAU - UFSC

BIAGE, M. de C. D, Qualidade na Educação Superior: a realidade canadense e brasileira. Dissertação de mestrado - Marina de Castro Domingues, Biage, Orientador: Prof. Pedro Antonio de Melo. PPGAU, UFSC, 2013. 

PPGEP – UFSM
SARTORI, T. Avaliação comparativa na pós-graduação stricto sensu entre Brasil e Portugal: um estudo de caso na engenharia civil. Orientador: Prof. Dr. Andreas Dittmar Weise e Coorientadora: Profa. Dra. Angela Cristina Corrêa.

PPGA – UFSM
A congruência de valores pessoais com o PDI em uma universidade federal: estudo com ênfase na inovação e sustentabilidade. Carmen Lucca. Orientador: Prof. Dr. Vitor Francisco Schuch Júnior e Coorientadora: Profa. Dra. Angela Cristina Corrêa.

A perspectiva da sustentabilidade no plano de desenvolvimento institucional: um estudo das instituições federais de ensino superior. Lucas Veiga Ávila (Bolsista MEES/PROADM/CAPES). Orientadora: Profa. Dra. Lúcia Rejane da Rosa Gama Madrugar e Coorientadora: Profa. Dra. Angela Cristina Corrêa.

2012

PPAD – PUCPR
O alinhamento do plano estratégico e plano de desenvolvimento institucional (PDI) em uma organização universitária: possibilidades e limitações. SILVIA CRISTINA PEREIRA BAENA (Bolsista MEES/PROADM/CAPES), Orientador: Prof. Dr. Victor Meyer Junior. 

1998

A Divulgação da Produção Científica como um Item de Controle da Qualidade da Pesquisa

 

  • Artigos Publicados em Eventos e Periódicos:

2017

CORRÊA, A.C.; VINCENZI, S. L.; MOREIRA JÚNIOR, F. de J.; PIZZINATTO, L. E.; RAMES - INSTRUMENTO DE MEDIDA DE AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM BASE NA TRI: UMA ANÁLISE DO SEGMENTO DOCENTE DA UFSC. IN: AVALIES 2017, INPEAU/UFSC, 2017.

MARTINELLI, S. G,; CORRÊA, A. C.; SCHUCH JÚNIOR, V. F. SISTEMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UNIVERSIDADES: O MÓDULO DE AVALIAÇÃO DOS NÍVEIS DE DIVULGAÇÃO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. IN: ANAIS DO AVALIES 2017. INPEAU/UFSC, 2017.

MARTINELLI. S. G.; CORRÊA, A. C.; SCHUCH JÚNIOR, V. F.; LOPES, D. L. F. D. GESTÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM UNIVERSIDADES: MAPEAMENTO DOS PROCESSOS DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS. IN: Anais....XVII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA. INPEAU/UFSC, 2017.

CORRÊA, A.C.; VINCENZI, S. L.; MOREIRA JÚNIOR, F. de J.; PIZZINATTO, L. E.; NUNES, P. M.; OLIVEIRA, C. C. RAMES - AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. IN: Anais... XVII COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA.INPEAU/UFSC, 2017.

2016

MARTINELLI, S. G.; CORREA, A. C.; SCHUCH JUNIOR, V. F. AS DIMENSOES DA SUSTENTABILIDADE DE UM SISTEMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UNIVERSIDADES. IN: ANAIS DO 5 FORUM INTERNACIONAL ECOINOVAR E 1CONFERENCIA INTERNACIONAL DE SUSTENTABILIDADE E INOVACAO - ECOINOVAR 2016, UFSM, SANTA MARIA, 2016

MARTINELLI, S. G.; CORRÊA, A. C.; SCHUCH JÚNIOR, V. F.; GRIBOSKI, C. M. GESTÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO EM UNIVERSIDADES: UMA ABORDAGEM SOB O PRISMA DA SUSTENTABILIDADE EM INSTITUIÇÕES BRASILEIRAS. IN: Anais...XVI COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTIÓN UNIVERSITARIA - CIGU/INPEAU/UFSC, 2016.

CORRÊA, A.C.; VINCENZI, S. L.; MOREIRA JÚNIOR, F. de J.; NUNES, P. M.; OLIVEIRA, C. C. RAMES  - INSTRUMENTO DE MEDIDA DE AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA À MUDANÇA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR COM BASE NA TRI: UMA ANÁLISE DOS ESTUDANTES DA UFSC

MARTINELLI, S. G.; CORRÊA, A. C.; SCHUCH JÚNIOR, V. F. AS DIMENSÕES DA SUSTENTABILIDADE DE UM SISTEMA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO EM UNIVERSIDADES. IN: ANAIS DO 5º FÓRUM INTERNACIONAL ECOINOVAR. UFSM, 2016.

2015 

CORRÊA, A. C.; ÁVILA, L.; SCHUCH JÚNIOR, V. F.; MADRUGA, L. R. da R. G.; HOFFMANN, C. F.; ERDMANN, R. H. SUSTENTABILIDADE DAS POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS PARA A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA TEORIA DOS SISTEMAS AUTOPOIÉTICOS. Revista GUAL, Florianópolis, v. 8, n. 2, p. 153-176, maio 2015.

SIGMEES: software de apoio à operacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

A dimensão operacional de um Sistema de Gestão Integrada para a Administração da Educação Superior: Arquitetura do MEES. Revista: Business and Management Review

2014

A perspectiva da sustentabilidade explicitada em planos de desenvolvimento institucional de instituições federais de ensino superior

O Desempenho das Universidades Brasileiras na Perspectiva do Índice Geral De Cursos (IGC)

2013

LUCCA, C. SCHUCH JÚNIOR, V. F. CORRÊA, A. C. MADRUGA, L. R. da R. G. Metodologia para identificação do alinhamento dos valores dos gestores com o pensamento estratégico do PDI: proposta para o MEES In: XIII Colóquio de Gestión Universitaria em Américas - CIGU, UFSC, 2013. 

CORRÊA, A. C. ÁVILA, L. V. SCHUCH JÚNIOR, V. F. MADRUGA, L. R. da R. HOFFMANN, C. ERDMANN, R. H. Sustentabilidade das políticas e estratégias para a educação superior no Brasil: uma análise sob a ótica da teoria dos Sistemas Autopoiéticos, In: 2º Fórum internacional ECOINOVAR. UFSM, Santa Maria, RS, 2013. 

Terminologias da Engenharia de Produção: um comparativo na Alemanha, Brasil e Estados Unidos

A utilização da teoria da resposta ao item como Ferramenta para a construção de escalas na Área de Gestão

Social Responsibility - ISO 26000.

CORRÊA, A. C. BORTOLOTTI, S. L. V. SOUSA JÚNIOR, A. F. de, ANDRADE, D. F. de: MOREIRA JÚNIOR, F. de J.; FLORES, R. D. Resistência à Mudança na Educação Superior design e operacionalização de um instrumento de um Instrumento de Medida para o MEES. Revista Gestão Universitária na América Latina - GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 55-78, abr. 2013.

Um Panorama Sobre os Estudos Relacionados à Temática Educação e Sustentabilidade.

Análise do Plano de Desenvolvimento Institucional de Instituições de Ensino Superior Participantes da Associação de Universidades Grupo Montevideo - AUGM.

Utilização de Recursos Multimídia no Ensino Superior: Aliado ou Vilão?

Perspectivas e Desafios da Educação Superior no Brasil Sob a Ótica da Autopoiese: Uma Análise Face ao MEES.

O Balanced Scorecard sob os Fundamentos da Abordagem Quântica à Estratégia: Desenho para uma Instituição de Educação Profissional.

Análise Comparativa dos Cursos de Graduação em Administração na Modalidade EAD e Presencial Sobre os Resultados dos Indicadores CPC, CC e ENADE.

Teaching Beyond Socrates: An Experiment With Icts For An Undergraduate Course Of Business Administration at a University in Southern Brazil.

Fatores que Influenciam o Uso e a Intenção de Uso das Tecnologias: Um Estudo em uma Universidade.

MACHADO, E. V. ; CORRÊA, A. C.; MARQUES, I. C.; KVITKO, L.; OLIVEIRA, C. A. de. PPCMEES Proposta Metodológica para a Construção do Projeto Pedagógico de Curso. In: XIII Colóquio de Gestión Universitaria en Américas. INPEAU, UFSC, 2013

Avaliação de Desempenho da Engenharia de Produção Sob a Ótica do CPC.

Sustentabilidade das Políticas e Estratégias para a Educação Superior no Brasil: Uma Análise Sob a Ótica da Teoria Dos Sistemas Autopoiéticos.

WALTER, S. A. DOMINGUES, M. J. C. de S. GUBIANI, C. A. SANTOS, V. dos. Oportunidades de Melhoria nos Programas de Mestrado Acadêmico em Contabilidade a Partir da Avaliação da Capes: Uma Análise Longitudinal. Avaliação, Campinas. SP, 2013. 


 2012

Práticas de treinamento e desenvolvimento: estudo multi-caso em empresas de Santa Maria e Região

Sistemas de Avaliação de Desempenho da Educação Superior do Brasil

Gerenciamento da cadeia de suprimentos: um estudo de caso exploratório no Frigorífico ALFA

Modelagem de um Sistema de Avaliação Multidimensional da Qualidade da Pesquisa na Educação Superior: Desenho para o MEES.

Utilização de Apresentações Multimídia (Slide) como Instrumento Dinamizador das Aulas: Um Estudo no Curso de Graduação em Administração de uma IES de Santa Catarina.

Comparativo da Definição de Engenharia de Produção no Brasil, Alemanha e Estados Unidos.

A Dimensão Operacional de Um Sistema de Gestão Integrado para a Administração da Educação Superior: Arquitetura do MEES.

Modelagem de um Instrumento de Medida de Avaliação do ENADE fundamentado na Teoria de Resposta ao Item (TRI): desenho para o MEES.

Modelagem de um Instrumento de Medida de Avaliação da Resistência à Mudança na Educação do Ensino Superior.

Sistemas de avaliação de desempenho da educação superior no Brasil.

A perspectiva da sustentabilidade da qualidade da produção acadêmica no exercício da docência no âmbito da pós-graduação em Administração: um desenho para o MEES.

Concepção Epistemológica da Administração em um Paradigma Alternativo: Abordagem Quântica sob os Fundamentos de algumas Ciências Da Complexidade.

Notes about COOL: analysis and highlights of complex view in education.

Pedagogical Analysis from Aalt o University School of Chemical Technology at Highlights of MOT Integrative Educational Methodology.

2011

Fatores Socioeconômicos e seus Impactos na Criação de Programas de Intercâmbio Educacional em uma Universidade Catarinense.

Alinhamento estratégico de negócio e da tecnologia da informação em instituições de ensino superior.

Os dez cursos de graduação mais almejados pelos alunos do ensino médio.

Comparação de Modelos de Qualidade de Serviços: Proposição Estratégica Para Instituições De Ensino Superior.

Interdisciplinaridade no Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo na Universidade de Passo Fundo do Estado do Rio Grande do Sul.

Estilos de Aprendizagem dos Alunos do Ensino Presencial versus Ensino à Distância (EAD) do curso de graduação em Administração: Aplicação do Método de Kolb.

Alternativas para a Avaliação Institucional em Instituição de Ensino Superior Modelos SERVPERF e HEdPERF.

Um Novo Modelo de Classificação de Stakeholders.

Competências para a Docência On-Line: Percepção de Professores/Tutores de Pós-Graduação no Ensino a Distância.

CORRÊA, A. C. BORTOLOTTI, S. L. V. JÚNIOR MOREIRA, F. de J. SOUSA JÚNIOR, A. F. de.Modelagem de Um Instrumento de Medida de Avaliação da Resistência à Mudança na Administração da Educação Superior: desenho para um sistema de gestão integrado para a operacionalização do PDI.In: VII Congresso Nacional de Excelência em Gestão. Rio de Janeiro, 2011. 

CORRÊA, A. C. BORTOLOTTI, S. L. V. SOUSA JÚNIOR, A. F. de. JÚNIOR MOREIRA, F. de J. ANDRADE, D. F. de Resistência à Mudança na Educação Superior: Design e Operacionalização de um Instrumento de Medida para o MEES. In: XI Colóquio Internacional sobre gestão universitária na América do Sul. UFSC, Florianópolis, SC, 2011. 

SCHUCH JÚNIOR, V.; MADRUGA, L. R. da R. G.; KNEIPP, J. M.; CORRÊA, A. C. Atividades extracurriculares e o processo de formação de administradores. SOCIAIS E HUMANAS, SANTA MARIA, v. 24, n. 01, jan/jun 2011, p. 31-40

2010

Interdisciplinaridade no Curso de Ciências Contábeis na Universidade de Passo Fundo.

O Ensino de Contabilidade Pública: Uma Análise das Ementas da Disciplina no Sistema ACAFE-Associação Catarinense das Fundações Educacionais.

Fatores de atração como diferencial competitivo nos cursos de pós-graduação lato sensu.

OLIVEIRA, A. F. de. GUBIANI, C. A. DOMINGUES, M. J. C. de S. Inteligências Múltiplas e o Método de Ensino um Estudo com Discentes e Docentes em uma Universidade do Sul do Brasil. Pensar Contábil, 2010. 

Permanência e Inserção de Atores na Produção Científica de 1994 a 2009 na Área de Contabilidade.

O Fator Cultura à Mesa nas Negociações Internacionais com o Brasil.

Quem são os Stakeholders de uma Universidade?

Aplicações da Teoria de Resposta ao Item (TRI) no Brasil

 2009

Metodologia Educacional de Orientação à Temática em face ao Sistema de Gestão Integrado baseado na Abordagem Quântica.

2008

CORREA, A. C. ERDMANN, R. H. MELO, P. A. de. RISSI, M. TECCHIO, E. L. Mapa Estratégico para as IES fundamentado em um Sistema de Gestão Integrado: uma proposta metodológica para a operacionalização do PDI. In: VIII Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul, INPEAU, UFSC, 2008. 

2007

CORRÊA, A. C. Sistema de Gestão Para a IES com Base no ‘Balanced Scorecard como um Sistema Complexo Adaptativo’: uma Abordagem Quântica à Educação Superior.In: VII Colóquio Internacional sobre Gestion Universitaria en America del Sur. Mar Del Plata, Argentina. INPEAU, UFSC, 2007. 

CORRÊA, A. C.Um olhar reflexivo à dimensão políticas de pessoal das IFES por meio do Programa de Auto-avaliação Institucional da UFSC. In: VII Colóquio Internacional sobre Gestion Universitaria en America del Sur. Mar Del Plata, Argentina. INPEAU, UFSC, 2007.

2005

Mapas estratégicos do Balanced Scorecard como um SCA: uma abordagem quântica à estratégia.

2002

CORRÊA, A. C.; SELIG, P. M.; BORNIA, A. C. Como obter sucesso na implementação do Balanced Scorecard e evitar as armadilhas que podem levar ao seu fracasso. In: Anais do XXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENEGEP, ABEPRO, ISBN/ISSN Nº 2594-9713, Curitiba, PR, 2002.

CORRÊA, A. C.; COELHO, C. S. R.; DOMINGUES, J.; ANDRADE, R. R.; MARINHO, S. V. A Teoria da complexidade no âmbito da gestão organizacional considerando as variáveis, planejamento estratégico, mudança organizacional e processo criativo. In: Anais do XXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, ENEGEP, ABEPRO, ISBN/ISSN Nº 2594-9713, Curitiba, PR, 2002.

2000

CORRÊA, A. C.; SCHUCH JÚNIOR, V. F. Uma proposta alternativa de avaliação: o estabelecimento de níveis de divulgação científica. Revista Avaliação, v.5, n.1, Campinas, SP, 2000. 

CORRÊA, A. C.; CASTANHEDE, A. Benchmarking na universidade: aplicabilidade em uma unidade de apoio. In: XX ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO ENEGEP 2000, ISBN/ISSN Nº 2594-9713, ABEPRO, USP, SÃO PAULO, 2000.

1999

CORRÊA, A. C.; SCHUCH JÚNIOR, V. F. Gestão da qualidade na universidade: um estudo de caso do perfil da divulgação da produção científica em medicina veterinária - UFSM. In: Anais do XIX Encontro Nacional de Engenharia de Produção., ENEGEP, ABEPRO, 1999. .

1994

 Institucionalização dos Gabinetes de Projetos (GAPs) - UFSM

Mapa Estratégico da Educação Superior - MEES
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