Notícias

Projeto MEES recebe o código fonte da primeira versão do SIGMEES

O Sistema de Gestão Integrada denominado Mapa Estratégico da Educação Superior (MEES) encerra o ano com uma etapa cumprida na sua proposta de inovação científica e tecnológica à administração da educação superior. A equipe MEES já tem em mãos o código fonte da primeira versão do Sistema Informacional de Gestão do Mapa Estratégico da Educação Superior (SIGMEES), a plataforma web de suporte para implementação do sistema de gestão integrado.
Financiado pelo Edital Pró-Administração da CAPES, o MEES foi modelado para a operacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.
O software foi desenvolvido pela empresa EquipeDigital.com, sediada em Florianópolis. O código fonte foi entregue no dia 6 de dezembro pelo proprietário Vicenzo Berti para os representantes do projeto MEES, a coordenadora Angela Cristina Corrêa e os alunos da UFSC Lucas Bresolin e Rafael Faccio. Confira aqui a foto.
O SIGMEES integra os seguintes componentes: formulário eletrônico, manual de ajuda e relatórios parciais e gerais do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Plano de Desenvolvimento das Unidades (PDI/PDUs). O manual autoexplicativo traz orientações sobre todas as fases, etapas e atividades que constituem o SIGMEES, bem como um glossário de termos e informações sobre a legislação da educação superior brasileira.
O software conta com um gerenciador para a aplicação piloto da primeira versão do SIGMEES. Para a coordenadora do MEES, Angela Cristina Corrêa, o gerenciador é uma inovação para o desenvolvimento de pesquisas em processo de aplicação piloto, pois permite fazer alterações no sistema em tempo real.
Atualmente, a equipe do projeto MEES está testando o funcionamento do software. O próximo passo será a escolha das IES que farão parte da aplicação piloto do SIGMEES. Deverão compor a amostra universidades, centros universitários e faculdades.
O MEES está lotado no Programa de Pós-graduação em Administração (CPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), instituição responsável pela coordenação geral do projeto. Possui parceria com o Programa de Pós-graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPAD/PUCPR) e os Programas de Pós-graduação em Administração e de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA-PPGEP/UFSM). Está em processo de formalização a parceria recentemente acordada com o Mestrado em Administração da Universidade Regional de Blumenau – FURB.

Fonte: Notícias UFSC.

Mapa Estratégico da Educação Superior - MEES
contato@sigmees.com.br
COPYRIGHT SOFTWARE, NPI BRASIL Nº 020130066261