Notícias

Projeto Mapa Estratégico da Educação Superior realiza workshops

Nos dias 30 e 31 de março acontecem dois workshops que integram as missões de estudo e docência do projeto Mapa Estratégico da Educação Superior (MEES), uma proposta metodológica para a operacionalização do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) em Instituições de Educação Superior (IES). É financiado pelo edital Pró-Administração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). O evento começa às 8:30 na sala 204 do prédio dos programas de pós-graduação do Centro Sócio Econômico da UFSC.

Na Universidade, o Programa de Pós-graduação em Administração (CPGA) é a instituição líder do MEES e congrega, como parceiros, o mestrado e doutorado em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PPAD/PUC-PR) e os programas de pós-graduação em Administração e em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Maria (PPGA/PPGEP/UFSM).

O evento é coordenado pela doutora em Engenharia de Produção e pesquisadora colaboradora do CPGA, Angela Cristina Corrêa. Na abertura dos workshops, ela fará um breve relato das atividades desenvolvidas no período 2009-2011 e linhas gerais do cronograma a ser seguido no período 2012-2014.

Está confirmada a participação de pesquisadores de instituições e programas de pós-graduação parceiros: Rolf Hermann Erdmann (CPGA/UFSC), Vitor Francisco Schuch Júnior, representando a coordenação do PPGA/UFSM, Júlio César Siluk – coordenador do PPGEP/UFSM, Andreas Dittmar Weise (PPGEP/UFSM), Afonso Férias (Universidade da Força Aérea – UNIFA), Silvana V. Bortolotti (Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR) e Fernando Moreira (Depto de Estatística da UFSM).

Ângela Cristina Corrêa ressalta como principais impactos previstos e inovações propostas pelo MEES promover a padronização e a uniformização na operacionalização do PDI em IES, respeitando suas particularidades e seus modelos de gestão estratégica e operacional; proporcionar avaliação e acompanhamento da estratégia de longo prazo; corroborar com a operacionalização de alguns princípios pontuas do Sistema Nacional da Educação Superior (SINAES), dentre os quais destacam-se o respeito à identidade e à diversidade institucionais em um sistema diversificado; globalidade; legitimidade; continuidade; desenvolvimento de um software/site auto-explicativo denominado Sistema Informacional do MEES (SIMEES), que visa a otimização dos instrumentos de planejamento e avaliação da educação superior e a sua operacionalização de forma articulada e integrada; promover um alinhamento das políticas institucionais e setoriais; lançar as sementes de um novo paradigma à administração da educação superior, integrando as competências da comunidade com a missão, visão, valores, objetivos e metas institucionais.

Fonte: Notícias UFSC

Mapa Estratégico da Educação Superior - MEES
contato@sigmees.com.br
COPYRIGHT SOFTWARE, NPI BRASIL Nº 020130066261